Cartas Pedagógicas: uma possibilidade de sistematização dos saberes em fonética e fonologia

As Cartas Pedagógicas são excelentes recursos didáticos para a sistematização dos conteúdos propostos por uma disciplina ou, por um grupo de disciplinas, quando em caráter interdisciplinar. São instrumentos de escrita e reflexão de suma importância, uma vez que permitem a avaliação contínua dos aspectos essenciais do processo de ensinoaprendizagem.

Assim, o trabalho apesentado neste e-book são escritos dos estudantes, ao longo de um semestre letivo, com o objetivo de narrarem suas atividades, experivivências, reflexões e aprendizagens sobre/com os conteúdos propostos pela disciplina Língua Portuguesa III, cuja ementa aponta para o sistema fonológico da Língua Portuguesa; inventário dos fonemas vocálicos; vogais nasais; nasalidade fonética e fonêmica; inventário dos fonemas consonânticos e sílaba.

Concomitantemente ao objetivo da sistematização das aprendizagens dos conteúdos supracitados, a escrita das Cartas teve como meta o aprofundamento das inter-relações entre os estudantes porque além de refletirem sobre os desafios, dilemas, conflitos de crenças e de concepções sobre a Língua Portuguesa Brasileira, alimentaram a alteridade e a busca do conhecimento do outrem para quem estavam escrevendo.

Vale salientar que a distribuição dos nomes para a escrita das Cartas foi realizada no início do semestre, do tipo “amigo oculto”, para que todos/as tivessem tempo suficiente de conhecer e prosseguirem conhecendo o/a destinatário/a de suas Cartas.

Dessa forma, as Cartas Pedagógicas se constituem como produção afetivo-acadêmico-autoral, de memórias de experiências vividas no cotidiano da sala de aula, devendo ser, portanto, publicadas para que o trabalho pedagógico não se restrinja à quadratura da sala de aula, mas siga seu fluxo dialogando com outros/as estudantes, docentes e comunidade.

Assim, as Cartas aqui publicadas, como já sinalizado anteriormente, são de autores/as, estudantes do terceiro (3º) semestre do curso de Letras, matutino, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus Jequié.

Os/as referidos/as autores/as têm seus nomes em ordem alfabética na página seguinte; suas minibiografias no final do livro e, da mesma forma, as Cartas se encontram em ordem alfabética a partir dos nomes dos remetentes, emissores.

Os/as autores/remetentes são alunos/as muito aplicados/as, estudiosos/as tanto da Língua Portuguesa Brasileira, em suas múltiplas possibilidades de realizações, quanto da sua gramática padrão e da sua ortografia formal, por isso foram os/as responsáveis por suas respectivas revisões.

Considerando que os quinze estudantes utilizaram as mesmas referências bibliográficas, fizemos uma única referência, no final do livro.

Nosso desejo, ao envidar esforços no trabalho de publicação desse material, é que sirva de inspiração para outras experiências na educação superior e que realize os sonhos freireanos da dialógica, como metodologia por excelência. As Cartas Pedagógicas têm uma inspiração fundante em Paulo Freire. (DOTTA e GARCIA, 2022).

Entregamos o trabalho dos/as nossos/as estudantes contando com a generosidade dos/as leitores/as para considerarem que os/as mesmos/as são iniciantes do curso de Letras, cursando ainda o terceiro semestre. 

Boa leitura!

Divirtam-se!

Sonilda Sampaio Santos Pereira

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