A Série Caminhos é uma iniciativa nossa, juntamente com o Professor Magno Augusto Job de Andrade, editor das Edições Taylor-Egídio. Nasceu da veemente necessidade de organização e divulgação das sérias pesquisas que vêm sendo desenvolvidas, qualificadas e defendidas na ambiência acadêmica Tayloregidiana, desde outubro de 2013.
Este é o segundo volume. No ano de 2022, quando o Colégio Batista Taylor-Egídio (CBTE) completava 124 anos de existência, dos quais 100 anos em Jaguaquara, demos início à publicação da Série Caminhos, lançando seu primeiro volume com oito capítulos oriundos das pesquisas realizadas pelos discentes do CBTE, sob a orientação dos docentes pós-graduados da Casa.
As referidas pesquisas fazem parte da atividade de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que é exigida como pré-requisito para a integralização curricular do Ensino Médio no CBTE, conforme seus documentos legais: Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar.
Neste segundo volume estão organizados quinze estudos, sendo o primeiro apresentado no gênero Carta Pedagógica, fruto das nossas reflexões longitudinais sobre a práxis pedagógica da docência em Língua Portuguesa, ao lado da companheira de perguntas e leituras da mesma área de atuação, Professora Hildacy da Silva Mota Dias.
Os quatorze estudos seguintes, frutos das pesquisas e sistematizações dos TCCs, estão organizados obedecendo a ordem alfabética dos primeiros nomes de nove docentes especialistas, mestres e doutores orientadores, os quais são: Alex José Ramos dos Santos, Claudinea Pereira Dias Queiroz, Damiriane Lino Couto, Érica Pereira Santos, Magno Augusto Job de Andrade, Mariana Tane Neves Vasconcelos, Rafael Nunes Costa, Renata Ribeiro Simplicio e Wallace Sousa de Moura.
Muitos outros docentes estiveram e estão mergulhados no privilégio de seguirem os discentes no pari passu da caminhada investigativa, pelos mais inusitados caminhos das perguntas, buscas, inquietações, estudos e sistematizações dos saberes; no entanto, a limitação imposta pelo tempo/espaço nos obrigou a abrir uma pasta, arquivar todos os trabalhos para, paulatinamente, ir fazendo as publicações. Assim, muitos outros volumes seguirão aos dois primeiros da Série Caminhos.
Considerando que os docentes orientadores são de formações díspares, consequentemente suas orientações no tocante às metodologias de pesquisas, às opções sintáticas, às escolhas lexicais, às grafias dos neologismos, às opções bibliográficas e até às escolhas dos gêneros textuais dependeram e dependem das suas formações raízes. Dessa forma, não houve e não há exigência rigorosa quanto às formas de apresentações finais dos trabalhos.
Os mais versáteis leitores têm diante de si um livro também versátil. Os temas se intercruzam intertransmultidisciplinarmente: do uso do sabão líquido à base de neem indiano às tecnologias associadas à autossustentabilidade; perpassam pelas análises das políticas públicas voltadas para pessoas atípicas e refletem sobre a modernidade líquida consumista; abordam a ansiedade dos jovens diante dos vestibulares e expõem a crueldade por trás das indústrias cosméticas; analisam os efeitos de produtos alisantes à base de ácido e formol e se deslocam para os tokens não fungíveis e microtransações em jogos eletrônicos.
Da mesma forma, retomam o tempo da pandemia colocando as empregadas domésticas do Brasil no centro das discussões; trazem uma análise dos fatores que estão na origem dos massacres nas escolas brasileiras; não olvidando o império do padrão de beleza e a gordofobia, nem o uso de hologramas como material didático no ensino da astronomia; caminha por entre a coleta e o tratamento dos principais tipos de vestígios biológicos encontrados em cenas de crime, sem deixar de conduzir os leitores à Toca da Onça onde a história é viva, como vivo é o Colégio Batista Taylor-Egídio que notabiliza sua gente, sua geografia e faz o tempo contemporâneo brilhante.
Entregamos os trabalhos dos concluintes do Ensino Médio do CBTE aos notáveis leitores, na esperança que sejam generosos, acolhedores e, sobretudo multiplicadores da agudeza de espírito que tem caracterizado a Pedagogia Tayloregidiana. E vale ressaltar, tal agudeza de espírito se deve à benção de ter como equipe gestora pessoas como o vice-diretor patrimonial, Magno Job; vice-diretora financeira, Deise Magali; vice-diretora pedagógica, Vilmaci Dias; coordenadora do Ensino Médio, Elynna Ribeiro, todos apoiados pelas assessoras: Tay e Sueli.
Boa leitura!
Divirtam-se porque aprender é a mais refinada diversão!
Sonilda Sampaio Santos Pereira
Diretora Geral
Tayloregidiana desde 1998