AVANÇOS NA ESTRUTURA E NO PROJETO PEDAGÓGICO

Carmelita Oliveira de Souza

Citarei aqui as diferenças tanto na organização quanto na própria estrutura no Colégio Batista Taylor-Egídio, desde quando o conheci até os dias atuais.

O CBTE, um Colégio com mais de um centenário, está completando, agora, em 2021, 123 anos de existência. Portanto, há uma história e há muito o que se falar. E, não conheço nenhuma instituição de ensino particular que tenha subsistido a tanto tempo. Apesar da sua idade, antiga quanto ao tempo, porém, atual quanto a sua qualidade na excelência do ensino, tem se mostrado firme e forte, enfrentando lutas, dificuldades, rompendo barreiras, alargando fronteiras e vencendo os desafios apresentados.

Quanto a sua organização, eu diria que muita coisa ficou diferente, os tempos mudaram, o ensino mudou, principalmente na área da pesquisa, na maneira de como estudar e aprender e o CBTE não se opôs a estas mudanças, vem procurando sempre renovar e inovar o seu sistema de ensino e tem se adaptado muito bem a estas mudanças.

Quanto as diferenças na organização eu diria que o CBTE é uma escola máster, diferenciada das outras, preocupada em formar cidadãos de bem, em manter o que já é e sempre foi, demonstrando, através dos seus funcionários, professores e gestores muito conhecimento e habilidade na realização do seu ofício.

No passado não havia um Projeto Político Pedagógico para servir de guia a uma proposta educacional de ensino, envolvendo o coletivo que direta ou indiretamente, atua na ação educativa para a construção efetiva de uma sociedade crítica, participativa e mais justa.

O Colégio Batista Taylor-Egídio implantou na 3ª série do Ensino Médio, a partir do ano de 2015, o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC com Banca examinadora, um trabalho de pesquisa que tem ajudado muitos alunos no exame nacional do ensino médio – ENEM, temos depoimentos positivos do resultado deste trabalho.

Foram adotadas unidades semestrais que antes eram bimestrais, isso só se vê em faculdades, também o calendário anual, dispositivos avaliativos englobando educação integral, simulado, escrita aberta, oralidade e corporeidade.

O CBTE implantou os quatro pilares: Princípios éticos cristãos, Educação integral, Pedagogia libertadora e Firmeza de propósito.

No Colégio Batista Taylor-Egídio de antes não havia estas predisposições para se trabalhar, principalmente na parte pedagógica.

Quanto a sua estrutura houve um progresso muito grande a olhos vistos. Na gestão atual em comparação às gestões passadas percebe-se que muita coisa mudou, a exemplo do

  • Setor administrativo que hoje funciona lado a lado com a sala de professores e também próximo às salas de aula, onde temos uma melhor aproximação com o corpo docente e discente.
  • Foi feito o Memorial do CBTE.
  • Foi construída a Escola Rural Taylor-Egídio – ERTE, escola filha fundada em 2001, escola campestre com ensino de alternância.
  • O CBTE recebia da região de toda a Bahia e de todo o Brasil alunos para estudarem em regime de internato. Hoje ainda existem os dormitórios masculino e feminino e também o casarão como todos conhecem, todos equipados para servirem ao alunos da ERTE.
  • A cantina continua a mesma com o seu mesmo designe, foram feitas, claro, reformas internamente.
  • Houve mudanças também nas salas de aula no que diz respeito a troca de piso, instalação de aparelhos de ar condicionado e de televisores. Porém, mantém sua estrutura física sem alteração desde quando construída.
  • Implantação de energia solar e de um sistema informatizado em toda a
  • Não tínhamos áreas arborizadas, floridas e ajardinadas bem cuidadas como hoje, era tudo chão batido.
  • Foi construído um parque na educação infantil e um Ginásio de esportes amplo com piscina.
  • A guarita, bem como a frente do Colégio foi modernizada.
  • Hoje temos uma rampa que permite melhor acessibilidade aos alunos do CBTE Jr., com cobertura do portão de entrada até as salas.

E assim, vamos reformando, construindo e reestruturando o Colégio Batista Taylor-Egídio, modernizando não só a parte patrimonial como também a maneira de fazer educação.

Estas são algumas das muitas diferenças e mudanças em comparação ao CBTE de antes e o CBTE de hoje.

Concluindo, quero dizer que o CBTE Colégio Batista Taylor-Egídio é uma escola que tem objetivos a alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. Uma escola de excelência que tem Deus como seu firme fundamento.

Junho de 2021.

Carmelita Oliveira de Souza

Ex-aluna e Secretária do CBTE

Vice-presidente da EXALTE

Deixe um comentário